18 DE MAIO: PROTEJA NOSSAS CRIANÇAS E ADOLESCENTES

     Hoje (18 de maio) é celebrado o Dia Nacional de Combate ao Abuso e a Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, em memória à menina Araceli Crespo, de 08 anos de idade, que foi sequestrada, violentada e assassinada em 18 de maio de 1973.        

     Todos os dias crianças e adolescentes são expostos a diversas formas de violência. Dessa forma, a família, a sociedade e o poder público, devem ser envolvidos na discussão e nas atividades propostas em relação à prevenção ao abuso e exploração sexual, alertando principalmente que as vítimas, em sua grande maioria, não tem a percepção do que é o abuso.        

     Em José Boiteux a denúncia pode ser realizada direto ao Conselho Tutelar ou ainda através do canal Disque 100. A ligação é gratuita, funciona todos os dias da semana, por 24 horas, inclusive sábados, domingos e feriados. A denúncia pode ser feita também na Polícia Militar, pelo número 190. O sigilo é garantido.        

     Para alertar a população, o Centro de Referência em Assistência Social – CRAS, desenvolveu uma campanha no município. Muitas pessoas aderiram, decorando lojas, usando camisetas, divulgando e participando nas escolas do concurso cultural 18 de maio.        

     A Orientadora Social, Franciele Gonçalves, explica que a iniciativa é importante para que as pessoas saibam identificar abusos e denunciem. “Nossa campanha foi ampla, envolvemos muitas pessoas, o comércio, os órgãos públicos, escolas e entidades. O propósito é mostrar para as pessoas o que é o abuso e que eles existem, nossa função, enquanto sociedade, é proteger nossas crianças e adolescentes”, lembra.