EXÉRCITO BRASILEIRO REALIZA MUTIRÃO DE SAÚDE E TREINAMENTO MILITAR

A localidade de Barra Dollmann, se transformou com a chegada do Exército Brasileiro. A comunidade que fica perto da Barragem Norte, distante cerca de 15 quilômetros do Centro da cidade, recebeu na tarde desta quarta-feira (19/10) 122 militares do 23º Batalhão de Infantaria de Blumenau.

Além das barracas, veículos e diversos equipamentos do Exército que ocuparam o pátio e o salão paroquial da Igreja Santa Luzia, o tráfego de automóveis e a chegada de crianças no local foram intensos nesta semana.

As mudanças na rotina da localidade se devem à Ação Cívico-Social (ACISO), que foi promovida pelos militares com crianças de todas as comunidades de José Boiteux. O mutirão que é realizado há vários anos em diversos municípios do Estado, visa prestar atendimentos médicos-odontológicos e oferecer palestras educativas na área da saúde. O público alvo da ACISO são as crianças que além das orientações, também participam de atividades recreativas.

A ação do Exército em José Boiteux foi promovida durante toda a quinta-feira e cerca de 250 crianças foram atendidas. Os militares contaram com o apoio da Prefeitura, que através da Secretaria da Educação e da Secretaria da Saúde, organizou e disponibilizou transporte para que as crianças participassem do mutirão.

“Ficamos admirados com a organização do Exército Brasileiro. Eles conseguem manter a disciplina de forma agradável. As crianças se dirigiam tanto aos atendimentos médicos e odontológicos quanto à área de recreação de forma organizada e tranquila”, conta a Secretária de Educação, Marcia Fusinato Barbosa Athayde.

Como explica o Capitão Leonardo Menezes Leite, além do mutirão, algumas equipes também vieram ao município para a realização de um treinamento. “Aproveitamos que a Barragem Norte é um local bastante didático para nossos trabalhos e fizemos uma simulação de segurança das instalações da Barragem”, complementa.

As equipes do Exército Brasileiro encerraram o mutirão na tarde desta quinta-feira, mas permanecem em José Boiteux durante esta sexta-feira (21/10) para finalização do treinamento militar. O 23º Batalhão de Infantaria de Blumenau já havia visitado o município em 2009.