Semana Nacional do Excepcional…

Semana Nacional do Excepcional… 

Neste mês de agosto, de 21 a 27 é realizada a Semana Nacional do Excepcional, onde haverá comemorações, brincadeiras, visitas, passeios enfim, uma rotina totalmente modificada para estas pessoas tão especiais e tidas como tão diferentes pela sociedade.

Pessoas comuns, como eu, como você, mas com suas particularidades, suas necessidades e seus medos também.  Pessoas estas que muitas vezes se encontram reprimidas, escondidas sem terem ao menos uma oportunidade de mostrarem o seu valor e suas qualidades, seguida de suas potencialidades. Oportunidade está às vezes esperada com muita ansiedade e agonia. 

Seria interessante se cada um tirasse um tempinho do seu dia, do seu mês ou até mesmo do seu ano, para visitar e conhecer o ambiente onde estas pessoas passam boa parte de seu tempo, aprendendo diversos ofícios e buscando se integrar a vida cotidiana onde nós vivemos. Procure organizar sua vida de modo que lhe sobre uns minutinhos e pense em como você é uma pessoa privilegiada, em poder trabalhar, conversar com as pessoas livremente, sem que as mesmas lhe olhem de forma estranha e fiquem com o pensamento confuso.

Fala-se e discute-se muito em torno da Inclusão, principalmente a Escolar, mas pouco se tem feito, principalmente no sentido de buscar entendimento sobre este assunto, buscar o conhecimento sobre cada Deficiência que acabamos convivendo, mesmo que indiretamente. Procurar entender o que cada uma em especial trás é um modo de dar o primeiro passo para Inclusão, saber o que cada gesto significa o que cada olhar expressa com certeza fará a diferença entre atitudes e principalmente palavras ditas no futuro.

 “Precisamos acordar todas as manhãs com o olhar brilhante, mesmo que haja chuva, renascendo de todo o passado, pois o presente é tempo de amar, é tempo de viver, de perdoar e de ser perdoado. O importante é viver com plenitude, renascendo sempre, em cada amanhã…”                                                         (Autor Desconhecido) 

 Nadia Regina Tottene GehrkePedagoga com Apostilamento em Educação Inclusiva, Formação em Educação Especial, Libras e Braille. Pós Graduada em Educação Especial e Práticas Inclusivas.