AGRICULTORES APRENDEM NOVAS TÉCNICAS PARA MELHORAR A PRODUÇÃO DE LEITE

 

          Na quarta-feira (26/10), um grupo de agricultores de José Boiteux foi até o município vizinho de Witmarsum para aprender mais sobre a produção de leite à base de pasto.  O Dia de Campo sobre o tema foi na propriedade de Ricardo Sandner, na comunidade de Vila Nova.

         Entre os temas abordados estavam:– Avaliação de sobresemeadura de pastagem de inverno;– Acompanhamento de pastagem perene de verão – missioneira gigante, amendoim forrageiro, bizantha e mombaça;– Manejo do pasto e cercas elétricas;

         O criador de gado de Witmarsum trabalha há três anos com o sistema de piquetes na propriedade, o que, segundo o Secretário de Agricultura de José Boiteux, Dilmar César da Cunha, ajuda a reduzir custos e controlar pragas e doenças do rebanho. “O pessoal tem o costume de soltar o gado no pasto como um todo e os animais ficam na mesma área. Aí eles usam ração como complemento e acabam gastando mais”, explica. “Com o sistema de piquetes é diferente: a pastagem sempre vai ter qualidade. Além de o agricultor gastar menos, o gado ficará mais saudável e imune a pragas e doenças como a verminose”.

         Para o Secretário de Agricultura, as instruções foram muito úteis, já que a criação de gado leiteiro é uma das principais atividades econômicas de José Boiteux. “Com o aprendizado de novas técnicas e a atualização dos conhecimentos, os criadores poderão melhorar a produtividade dos rebanhos e, consequentemente, obter mais lucros”, destaca.

       Além do Secretário, participaram do Dia de Campo o Técnico Agrícola Airton Vicari, o funcionário da Epagri, Ricardo Weber, e os agricultores Carlos Moretto, Erold Barth, Evilásio Luís Possamai e Marcemino Zonta.