Secretaria Municipal da Agricultura de José Boiteux e Epagri debatem execução de Políticas Públicas com Agricultores

Investimentos através do Pronaf no ano passado chegaram a R$ 2 milhões

Uma reunião anual de Prestação de Contas para lideranças do meio rural foi realizada no dia 21, em José Boiteux, sob a coordenação da Secretaria Municipal da Agricultura e técnicos da Epagri. O evento contou com a participação de 30 agricultores representando as comunidades do município, além de integrantes do Poder Legislativo, de agências bancárias, agroindústrias e sindicatos.

Na ocasião, os Técnicos da Epagri apresentaram o balanço do trabalho executado no ano de 2013, onde foram atendidas com programas governamentais 240 famílias rurais e 150 famílias indígenas. Destaque:

Programa de distribuição de Calcário, onde um forte trabalho de orientação técnica em conjunto com o apoio da Prefeitura subsidiando o frete, resultou na maior área corrigida dos últimos 10 anos.

Pronaf, onde os investimentos realizados alcançaram o valor de R$ 2 milhões, com apoio do Programa Juro Zero do Governo do Estado de cerca de R$ 70 mil para pagamento de juros.

Programa SC Rural, com a liberação à comunidade indígena de R$ 20 mil para aquisição de máquinas e insumos destinados à produção de tangerinas na Aldeia do Toldo.

Isso mostra que a parceria entre a Prefeitura e o Governo do Estado, através do convênio com a Epagri, tem sido o ponto forte para o apoio à agricultura do município. ”Acreditamos que o ano de 2014 será ainda melhor, pois além da manutenção dos serviços de assistência técnica pela Epagri, estamos disponibilizando através da Secretaria da Agricultura maquinas novas, conseguidas por parceria com os governos estadual e federal”, ressalta o prefeito em exercício Lourival de Carvalho.

O que chamou a atenção foi a participação dos jovens no evento, resultado do bom momento que vive o setor rural, que vem dando condições para a juventude permanecer no campo. Fator que aumenta a responsabilidade dos gestores públicos em relação ao apoio ao setor, para garantir as condições de produção e geração de renda. “Por isso a importância de reunir a comunidade para ouvir as demandas e direcionar os trabalhos dos órgãos públicos”, destaca o secretario municipal da Agricultura, Genesio Lunelli.