Saúde: repasse do PMAQ aumenta em quase R$ 16 mil por mês em José Boiteux

Avaliação compara os serviços oferecidos nos anos 2011/2012 e 2013/2014

O secretário Municipal da Saúde de José Boiteux, Jonas Deringer, anunciou que o repasse dos recursos do Programa de Melhoria e Acesso da Qualidade de Atenção Básica vai aumentar mais de 400%. O motivo é que a Secretaria de Saúde recebeu a nota máxima, através dos critérios estabelecidos pelo PMAQ-AB.

O município foi considerado “muito acima da média” pelo Ministério da Saúde na avaliação das duas equipes da Estratégia Saúde da Família implantadas na cidade. Também obteve um excelente resultado na avaliação do Programa Saúde Bucal, com o conceito “acima da média”.

Com esse desempenho, José Boiteux tem direito a 100% da verba do programa. O repasse subiu de R$ 2.200 para R$ 10 mil, para cada equipe da ESF. Um aumento de quase R$ 8 mil por mês. “Os dados se referem ao período de 2013 e 2014. Como temos duas equipes, a Saúde de José Boiteux passa a receber R$ 20 mil por mês, que poderão ser usados em melhorias na infraestrutura, capacitação de profissionais, cursos e palestras, por exemplo,” informa Deringer.

O valor repassado até então para José Boiteux é reflexo do desempenho negativo obtido no 1° ciclo. Na ocasião, foram conceituados “mediano ou abaixo da média” os serviços prestados entre os anos de 2011/2012. “Parabenizo os profissionais que se dedicaram e nos ajudaram a vencer os obstáculos. Se mudamos nosso conceito é por causa dessa equipe composta por gente competente,” elogia o secretário.

O prefeito em exercício, Lorival de Carvalho, também reconhece o trabalho. “O desempenho mostra mais uma vez a preocupação do nosso governo em manter um nível de excelência em saúde. Vamos nos dedicar ainda mais para superar nossas expectativas e manter a qualidade nos serviços prestados à população”, comemora.