TERRA INDÍGENA TEVE CADASTRO ÚNICO ITINERANTE

Longe de ser um privilégio, os direitos dos povos indígenas são o reconhecimento da história e da diversidade desses povos, que devem ser respeitadas e garantidas por toda sociedade brasileira.

Muitas famílias indígenas passam por situações de insegurança alimentar, nutricional e vulnerabilidade social. Superar esse quadro exige a participação direta do Estado brasileiro, por meio da colaboração entre governo federal, os governos estaduais e municipais, além da sociedade civil organizada.

Buscando realizar um atendimento diferenciado, o Cadastro Único se tornou itinerante em José Boiteux, ou seja, foi até as aldeias indígenas do município.

A Gestora do CadÚnico, Ana Cláudia Moser explicou a ideia. “Precisamos respeitar e levar o atendimento às pessoas e é neste contexto que os programas sociais vem, gradativamente, adquirindo importância para os povos indígenas, na medida em que esses buscam meios para superação das violações impostas historicamente”, lembra.

Com um calendário feito em conjunto com a Secretaria Especial de Saúde Indígena –SESAI, a Secretaria de Assistência Social levou o Cadastro Único para as Aldeias Plypatól, Aldeia Bugio, Aldeia Pavão, Aldeia Sede, Aldeia Takuaty e Aldeia Palmeira.

CADASTRO ÚNICO

Para que a atualização de seu cadastro seja feita de forma correta, é necessário apresentar os documentos relacionados abaixo:

Comprovante de residência (Obs.: O comprovante deve ser datado do mês anterior a data de atualização);

• Carteira Profissional (carteira de trabalho), de todas as pessoas que tenham 16 anos ou mais;
  • Folha de Pagamento (Obs.: Para as pessoas que possuam relação de trabalho formal, é necessário o folha de pagamento atualizado);
  • Extrato de nota de produtor ou DAP (Para agricultores);
  • Título de Eleitor, RG  e CPF;
  • Certidão de Nascimento :para quem não possui RG;
  • Declaração de frequência escolar: das crianças que estejam matriculadas e frequentando;
  • Telefone fixo para contato (Obs.: Se a família não possuir o telefone fixo, é pedido um número de um vizinho, amigo, parente que possa transmitir o recado);
  • Termo de Guarda (Obs.: Crianças que não moram com suas mães, devem apresentar o termo de guarda para que não haja maiores problemas);
  • É necessário apresentar o cartão de recebimento do benefício caso receba o bolsa família;
  • Documentos de todos que moram na casa.