Balanço do 1º semestre referente a Educação em José Boiteux

SECRETARIA DA EDUCAÇÃO DE JOSÉ BOITEUX, FAZ BALANÇO DO 1º SEMESTRE DE 2007

Ao iniciar o ano de 2007, a Secretaria Municipal da Educação se propôs a alcançar algumas metas, com o intuito de promover a melhoria da qualidade da educação em nível municipal. Para isto, o município já contava com ações pensadas e encaminhadas ainda em 2005 e 2006.
Em fevereiro deste ano por exemplo, tivemos a implantação definitiva do Centro Educacional Amália De Marchi Lunelli, que favoreceu a comunidade escolar com a absorção da demanda excessiva que antes se encontrava concentrada nas dependências do Jardim de Infância Branca de Neve, e que hoje por sua vez, abriga apenas as crianças em idade de Creche.
O referido Centro Educacional já abriga também o 1º ano do Ensino Fundamental em 9 anos, e estará ampliando o atendimento para todo este nível de ensino, além de abrigar ao Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI) e contar com estrutura para trabalhos voltados para a formação de professores.
Na Escola Municipal de Ensino Fundamental Francisco Bertelli, houve a construção de duas novas salas de aula, as quais foram iniciadas no ano de 2006 e terminadas no início deste ano, com a finalidade de atender aos educandos que vieram a incorporar o quadro de matrículas da escola, que teve um aumento surpreendente, considerando o ano de 2006 para 2007.
Tivemos uma melhoria significativa também na frota que realiza o transporte escolar, o que de certa forma contribui para sanar alguns dos problemas que ocorrem em virtude do alto número de comunidades para atender e das longas distâncias a serem percorridas pelos veículos que fazem este trabalho.
A Biblioteca Municipal vêm passando por uma revitalização, com vistas a atender a efetiva implementação do Projeto de extensão de acervos de literatura e pesquisa para as escolas da Rede Municipal de Ensino, sendo que hoje, estas escolas já contam com a disponibilidade acervos em circulação. Neste sentido, vale lembrar que outros acervos já vem sendo melhorados, inclusive aqueles voltados para a Pesquisa Universitária.
 No início do mês de julho, o Senhor José Luiz Lopes, assinou o termo de Compromisso com o Plano Nacional de Desenvolvimento da Educação, sendo que já foram encaminhados os trabalhos que colocam o município no processo das melhorias esperadas, através da formação de comissões dos diversos níveis de ensino que acontecem na Rede, tendo-se em vista também a realização da 1ª Conferência Municipal da Educação.Outra observação a ser feita, refere-se aos investimentos que vem sendo feitos na qualificação profissional do quadro humano que atua junto a Secretaria da Educação, visto que, boa parte dos educadores tem a oportunidade de realizar cursos de capacitação em diferentes áreas de ensino.
Os motoristas que atuam no Transporte Escolar, estiveram em curso intensivo, viabilizado entre a Prefeitura Municipal e AMAVI.
Ainda neste sentido, temos a satisfação de dizer que foi iniciado em 20/08, curso Temas Polêmicos na Literatura, com foco para os temas polêmicos da Educação realizados em parceria entre o MUNICÍPIO e a GERED.
Agora no início do 2º semestre, houve ainda a aprovação do Projeto de lei, que beneficia os professores com um aumento salarial, que representa significativo incremento de renda para estes servidores, além de contribuir como incentivo, para que possam investir na própria formação em níveis mais avançados.
 O novo piso salarial foi aprovado pela Câmara de Vereadores em 20/08, e pode ser compreendido como um ato valorização e investimento na qualidade da Educação Municipal por parte do Poder Público.