Coleta seletiva do lixo iniciou em José Boiteux

Esta semana iniciou o trabalho da coleta seletiva do lixo no Município de José Boiteux, onde os funcionários da secretaria de obras fazem à coleta na cidade e no interior, todas as 3ª e 6ª (rejeito), 4ª (seco) e 3ª e 6ª (orgânico), e esses são os dia de semana para o recolhimento do lixo. Lixo que não é lixo vira benefício. Definição

Coleta Seletiva é o processo de separação e recolhimento dos resíduos conforme sua constituição: orgânico, reciclável e rejeito. Para se proceder à Coleta Seletiva, é essencial que o material seja separado e acondicionado. Este sistema de separação traz mais vantagens para o processo da reciclagem pois:

• melhora a qualidade dos materiais, evitando-se a mistura de componentes diferentes     no lixo que podem tornar muitos materiais potencialmente recicláveis inúteis, aí sim     irão virar lixo pela atitude mal pensada do gerador;
  • facilita o controle de impactos ambientais;
  • gera uma menor quantidade de rejeitos;
  • necessita de menor área de instalação das usinas;
  • proporciona menos gastos com esta instalação e com os equipamentos de separação, lavagem e secagem.

REJEITO: papel higiênico, fralda descartável, material curativo, material hospitalar, pilhas, baterias, lâmpadas quebradas e isopor.

LIXO SECO: papel, vidro, metal e plástico.

ORGÂNICO: cascas, bagaços, folhas, gramas e restos de alimentos.

Este programa da coleta seletiva do lixo é da Prefeitura Municipal de José Boiteux, Epagri-Microbacias e Comunidade Escolar de José Boiteux.