SECRETARIA DE SAÚDE PRETENDE IMPLANTAR TRABALHO ODONTOLÓGICO COM GESTANTES

 

         Muitas mulheres evitam ir ao dentista na época da gestação, com receio de que algum problema aconteça com elas ou com o bebê. Apesar de toda a tecnologia disponível na área odontológica, o tabu ainda persiste. Para fazer com que as gestantes vençam esse medo, a Secretaria de Saúde de José Boiteux pretende implantar, no ano que vem, um trabalho especial de odontologia voltado às mulheres grávidas.

          A ideia surgiu após a participação de uma equipe do município no 3º Encontro Macrorregional Saúde da Família do Vale do Itajaí, em Blumenau. No evento, alguns municípios apresentaram programas que deram certo. O da odontologia com gestantes, por exemplo, é adotado há cerca de um ano em Ituporanga. “É uma iniciativa extremamente válida e que chamou muito a nossa atenção. Por isso estamos pensando em fazer o mesmo aqui”, afirma a Secretária de Saúde de José Boiteux, Leonora Fusinato.

           O dentista da Secretaria de Saúde, Júlio Cerqueira, que também participou do encontro, confirma que o medo das gestantes ainda persiste. “Elas alegam que pode acontecer algum problema com o bebê ou até mesmo complicações na gravidez se forem submetidas a algum procedimento odontológico, mas não há motivo nenhum para preocupação, já que são usados anestésicos especiais para essas situações”, explica o profissional.

          “A proposta é incentivar as gestantes a fazerem acompanhamento da saúde bucal sempre. Isso também vai refletir na saúde do bebê”, comenta a enfermeira Maira Wilhelm. “Por isso será muito importante adotarmos aqui em José Boiteux um trabalho de orientação semelhante. Valeu a pena ter participado do evento”, finaliza.

          Além de Leonora, Maira e Julio, também participaram do encontro a médica do PSF Karin Goebel, e a enfermeira do PSF, Graciele Lanznaster.