FESTA DE EMANCIPAÇÃO POLÍTICA DE JOSÉ BOITEUX VAI TER APRESENTAÇÕES DE DIVERSAS ETNIAS

No dia 26 de abril, José Boiteux vai completar 23 anos de emancipação política. E para celebrar a data, a Administração Municipal já iniciou os preparativos para as festividades.

Em reunião realizada com os caciques das aldeias na semana passada, algumas decisões foram tomadas, entre elas, a de que os índios irão promover atividades e apresentações que caracterizem a cultura indígena.

A proposta, de acordo com o Prefeito Alcino Pereira, é reunir todas as etnias que integram a população do município. Por isso, os quilombolas, italianos e alemães também são convidados a mostrarem e valorizarem suas tradições durante as comemorações municipais.

“Começamos agora a planejar o evento e ainda não temos uma programação definida, mas temos a certeza que será uma festa muito animada e que tem como objetivo valorizar as pessoas que moram aqui”, explica o Prefeito.

A história de José Boiteux

O município José Boiteux foi inicialmente habitado por indígenas dos grupos Xokleng, Kaingang e Guarani e teve seu processo de colonização iniciado nos primeiros anos do século XX. Permaneceu como parte do município de Blumenau até 1934, tornando-se em seguida distrito de Ibirama.

Em 1958, passou por um primeiro processo de emancipação política, que foi considerado inconstitucional. Por isso, continuou sendo distrito ibiramense até o final da década de 1980. O município de José Boiteux foi criado somente em 1989, através da Lei Estadual n° 7580 de 26 de abril de 1989, e foi definitivamente instalado em janeiro de 1990.