Proposta em José Boiteux a reorganização da Associação de Desenvolvimento da Microbacia do Rio Wiegand

As principais propostas são reduzir o endividamento e melhorar as condições de produção

Agricultores da comunidade de Rio Wiegand, no município de José Boiteux, participaram de uma reunião promovida pela EPAGRI e Secretaria Municipal de Agricultura, no dia 22 de maio, no Salão Comunitário. Os assuntos em destaque foram o associativismo, o balanço atualizado das políticas públicas acessadas pelos agricultores no município e o programa SC Rural, que tem como objetivo primordial aumentar a competitividade das organizações familiares dos agricultores.

A reunião envolveu 16 produtores rurais e contou, ainda, com a participação do prefeito de José Boiteux, Jonas Pudewell, e do secretário Municipal da Agricultura, Genésio Lunelli.

O engenheiro agrônomo da Epagri, Francisco Marodin, apresentou ao grupo as necessidades legais a serem cumpridas para formalização da associação e os benefícios que podem ser alcançados. “A partir da compreensão e da conscientização do papel de uma associação no fortalecimento da aliança entre os produtores e do poder do associativismo perante os órgãos públicos e sociedade como um todo, foi proposta a reorganização da Associação de Desenvolvimento da Microbacia do Rio Wiegand”, destaca Marodin.

Em um primeiro momento, o grupo manifesta interesse em organizar e estruturar um conjunto de máquinas e implementos agrícolas, para serem utilizados pelos associados. Isso vai ajudar a reduzir o endividamento dos agricultores e a melhorar as condições de produção agrícola da comunidade.

Informações: Epagri / José Boiteux

CONTATO: Secretaria da Agricultura (47) 3352-7181