PACTO NACIONAL DE ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA

A Secretaria Municipal de Educação de José Boiteux, promoveu no dia 26 de março de 2013, o 1º Encontro do Pacto Nacional da Alfabetização na Idade Certa da Rede Municipal.

O encontro teve por objetivo, esclarecer do que se trata o Pacto Nacional que o município de José Boiteux aderiu junto ao governo e dar início ao longo trabalho de garantir que nossas crianças sejam alfabetizadas até seus 8 anos de idade.

Participaram deste encontro, autoridades, professores e diretores. Ficou esclarecido sobre quem seriam os professores alfabetizadores determinados pelo MEC, o orientador de estudos que passa por frequentes capacitações para auxiliar nos trabalhos destes professores e o coordenador que é o responsável por informar ao sistema do MEC sobre o andamento dos trabalhos.

Ressalta- se que o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa é um compromisso formal assumido pelos governos federal, do Distrito Federal, dos estados e municípios de assegurar que todas as crianças estejam alfabetizadas até os oito anos de idade, ao final do 3º ano do ensino fundamental.

Para tanto, é importante destacar que o ciclo de alfabetização deve garantir a inserção da criança na cultura escolar, bem como a aprendizagem da leitura e da escrita e a ampliação de seu universo de referências culturais, nas diferentes áreas do conhecimento. A aprendizagem da leitura e da escrita deve ocorrer em situações em que as crianças se apropriem de conhecimentos que compõem a base nacional comum para o Ensino Fundamental de Nove Anos.

Para isso o Município de José Boiteux aderiu o Pacto e através dos trabalhos intensificados com os professores, procura-se atender nestes dois anos, as expectativas do programa do Ministério da Educação.