Melhoramento do rebanho foi assunto de reunião com agricultores de José Boiteux

Principais doenças que prejudicam a produção e os métodos de controle também foram discutidos

Para discutir a criação adequada de bezerras e novilhas, a Epagri de José Boiteux promoveu uma reunião técnica no dia 11 de abril, em parceria com a Secretaria Municipal da Agricultura. A atividade foi realizada na propriedade do agricultor Alfredo Scholl, na comunidade de Rio Caçador.

Participaram 15 produtores de leite de várias comunidades. Foram discutidos assuntos como os cuidados com as bezerras, desde o nascimento até a cobertura. O objetivo é de que os produtores obtenham vacas saudáveis e com ótimo potencial produtivo.

Na oportunidade, o médico veterinário da Cidasc de Ibirama realizou também uma palestra sobre sanidade do rebanho leiteiro, abordando as principais doenças que prejudicam a produção, os métodos de controle e o calendário preventivo de vacinas.

Segundo os técnicos da Epagri, na propriedade onde foi realizada a reunião o produtor já utiliza técnicas adequadas de criação. Assim, os demais agricultores observaram na prática os resultados e ficaram motivados a seguirem as técnicas recomendadas.