Secretaria da Agricultura e Epagri de José Boiteux iniciam campanha do Programa de Calcário

Prefeitura vai disponibilizar veículo para transporte

Iniciaram os trabalhos para operacionalização do Programa Terra Boa – Calcário. O principal objetivo da campanha é disponibilizar o produto para correção do solo das lavouras e pastagens. O programa é promovido pela Secretaria Estadual da Agricultura e executado pela Epagri, que organiza a liberação das cotas em parceria com as prefeituras que dão apoio com o transporte e a distribuição do material.

Em José Boiteux, a prefeitura tem feito esforço extra para apoiar os produtores nesta etapa da produção, já que o calcário pode ser considerado o principal insumo que determina a boa produtividade das lavouras. Segundo o secretario da Agricultura, Genésio Luneli, será disponibilizada uma caçamba para fazer o frete até as propriedades. “O agricultor vai desembolsar um valor bem abaixo do preço normal de um frete, garantindo assim o acesso de todos ao programa”, comenta.

O engenheiro agrônomo da Epagri, Jean Carlos Loffaguen, explica que para ser contemplado é necessário seguir as regras estipuladas pelo programa e apresentar a análise do solo. “A análise é ferramenta indispensável para a tomada de decisões em relação à correção do solo, tanto com calcário, quanto com os demais adubos, e principalmente em tempos de baixa rentabilidade das culturas, como vem sendo o caso do fumo nesta safra. É importante que o agricultor utilize os insumos da forma mais correta possível para manter um baixo custo de produção, sem perder os bons índices de produtividade.”

Os agricultores que precisarem de apoio para coleta do solo podem procurar os técnicos da Epagri no escritório local, no mesmo prédio da Secretaria da Agricultura.

Texto: Epagri de José Boiteux

CONTATO: Secretaria da Agricultura (47) 3352-7181 / secretário Genésio Lunelli (047) 8451-8162