José Boiteux inicia Campanha de Vacinação contra o HPV, com orientação nas escolas

Meninas com idade entre 09 e 11 anos vão receber a primeira dose

Meninas de 9 a 11 anos de idade de José Boiteux já podem procurar a Unidade Básica de Saúde para receber a primeira dose da vacina contra o HPV, usada na prevenção do câncer do colo do útero.

Teresinha Darolt, responsável pela Sala de Vacina, explica que já visitou as escolas para orientar as adolescentes. Na visita foi distribuído material explicativo. “Como há rotatividade de famílias no munícipio, por causa do setor madeireiro, as agentes comunitárias de Saúde estão auxiliando na divulgação. Nosso objetivo é vacinar 100% das meninas de José Boiteux”, comenta.

A Secretaria da Saúde alerta também as meninas de 11 a 13 anos de idade que não foram vacinadas em 2014, que poderão receber a primeira ou segunda dose, mediante apresentação da caderneta de vacinação.

Para ficarem imune, as adolescentes precisam tomar três doses da vacina. O intervalo da primeira e da segunda é de seis meses. A terceira dose é agendada para 60 meses após a data da primeira aplicação.

A UBS permanece aberta de segunda a sexta-feira, com atendimento das 07h30 às 12h e das 13h30 às 17h.

VACINA BCG

Grandes cidades estão sofrendo com a falta da vacina BCG, que deve ser aplicada em crianças recém-nascidas para prevenir a tuberculose. No Alto Vale do Itajaí, a situação está sob controle, porém, a orientação é evitar desperdício. O alerta foi dado pela Regional de Saúde de Rio do Sul, já que o problema é nacional e pode refletir na região em poucos dias.

Em José Boiteux, há dois meses a responsável pela Sala de Vacina reúne um número de crianças para melhor aproveitamento da dose. “A Regional está dando preferência para os hospitais com maternidade, onde os recém-nascidos recebem a dose nas primeiras horas do nascimento”, explica Teresinha.

CONTATO: Secretário da Saúde Jonas Deringer (47) 3352-7166 / 8464-2695

Estéla Becker (47) 9627-7306