Material explicativo vai orientar população de José Boiteux sobre a coleta de lixo

“Apenas 15% do lixo enviado ao aterro sanitário são reciclados”, comenta o prefeito

Com o slogan “Lixo que não é lixo vira benefício”, a prefeitura de José Boiteux reforça as ações de conscientização ambiental junto à população em relação ao descarte correto do lixo domiciliar.

Para a ação, que chegará de porta em porta através das agentes comunitárias de Saúde, foi confeccionado material educativo que explica de maneira didática como preservar o meio ambiente, separando vidro, papel e plástico do rejeito e materiais orgânicos adequadamente. “Queremos que a população seja nossa parceira e separe o lixo de forma correta”, argumenta o prefeito Jonas Pudewell.

No folder estão evidenciadas as cores padrão utilizadas como guia: vermelho / plástico, amarelo / metal, azul / papel e verde / vidro. No material, foi abordado também o destino correto do lixo tóxico e eletrônico.

O objetivo da iniciativa é aumentar a quantidade de lixo reciclável e diminuir o que é destinado ao aterro sanitário. “Em 2014, foram envidadas 324 toneladas de lixo para o aterro sanitário. Apenas 15% dos materiais recolhidos no município eram recicláveis”, destaca o prefeito.

Além de trabalhar com a população em geral, serão realizadas palestras de conscientização nas escolas.