CEI TIA PÁSCOA CELEBROU HALLOWEEN

     O Halloween, chamado de Dia das Bruxas no Brasil, é uma festa com temas sombrios(originalmente) e comemorada anualmente em 31 de outubro. A festa faz parte do folclore a mais de 3 mil anos e é mundialmente conhecida e celebrada.

     Pensando em estimular o interesse das crianças pela história, o Centro de Educação Infantil Tia Páscoa recebeu decoração temática.

     Para a Secretária de Educação, Cultura e Desporto, Daiane Mondini, a organização do espaço foi o diferencial. “Percebemos o empenho dos professores e profissionais do CEI, que pensaram em cada detalhe, decoração, alimentação e motivação dos pais e crianças, fazendo o evento ser um sucesso, com muito aprendizado e alegria”, destacou.

     O evento foi realizado nesta quarta-feira, 31 de outubro, no CEI Tia Páscoa e contou com visita de crianças do CEI Branca de Neve.

NA HISTÓRIA

     A origem da festa do Halloween possui uma grande trajetória, por ser praticada há mais de 3 mil anos. Ela surgiu com os celtas, povo que era politeísta e acreditava em diversos deuses relacionados com os animais e as forças da natureza. Os celtas celebravam o festival de Samhain, o qual tinha a duração de 3 dias, com início no dia 31 de outubro. Acreditava-se que nesse dia os mortos se levantavam e se apoderavam dos corpos dos vivos. Por esse motivo, eram usadas fantasias e a festa era repleta de artefatos sombrios com o intuito principal de se defenderem desses maus espíritos.

     Na tentativa de afastar o caráter pagão da festa, a igreja promoveu alterações no calendário, de modo que Dia de Todos os Santos passou a ser comemorado no dia 1 de novembro, o que antes acontecia no dia 13 de maio. Daí que o nome Halloween decorra da junção das palavras hallow, que significa “santo”, e eve, que significa “véspera”.

     Com a colonização das terras americanas, a tradição foi incluída na cultura da América, sobretudo nos Estados Unidos. Atualmente, a comemoração possui um grande valor comercial e a data é feriado nos Estados Unidos.