SEGUNDA DOSE DE VACINA CONTRA HPV ACONTECE DURANTE O MÊS DE SETEMBRO

Em José Boiteux, doses serão aplicadas na Unidade Básica de Saúde Centro

 

 

Iniciou nesta semana em José Boiteux, a segunda etapa da campanha de vacinação contra o Papiloma Vírus Humano (HPV).  Meninas de 9 a 11 anos, que tomaram a primeira dose da vacina no mês de março, devem procurar a Unidade Básica de Saúde Centro de José Boiteux (Hostipal).  A imunização acontece durante todo o mês de setembro.

Conforme Teresinha Darolt, responsável pela Sala de Vacina, as jovens que não tomaram a primeira dose também podem comparecer na UBS para receber a vacina contra o HPV, e neste caso, a segunda dose será aplicada daqui a seis meses, em março de 2016.

A UBS permanece aberta de segunda a sexta-feira, com atendimento das 07h30 às 12h e das 13h30 às 17h.  As meninas não necessitam de autorização ou acompanhamento dos pais, abasta apresentarem documento de identificação ou a carteira de vacinação. 

No total, três doses devem ser aplicadas. A próxima será cinco anos após a segunda. A vacina é a principal forma de prevenção contra o câncer de colo de útero, doença que mata cerca de oito mil mulheres por ano no Brasil.

Câncer de colo do útero

O HPV é um vírus que apresenta mais de 150 tipos diferentes. A vacina distribuída pelo Sistema Único de Saúde (SUS) é do tipo quadrivalente, que protege contra quatro tipos do HPV (6, 11, 16 e 18). Os vírus HPV 16 e 18 são responsáveis por cerca de 70% dos casos de câncer de colo do útero.

A transmissão ocorre por meio do contato íntimo com a pele contaminada. O HPV é altamente contagioso, sendo possível infectar-se com uma única exposição ao vírus. Pessoas infectadas podem não apresentar lesões visíveis e transmitir o HPV sem saber. Apenas da principal via de contágio ser a sexual, o HPV pode ser transmitido esporadicamente por meio simples contato com mão, pele, objetos, toalhas e roupas íntimas contaminadas.

 

*Informações Ascom

CONTATO: Unidade Básica de Saúde (47) 3547-0481

 

Jor. Marcelo Zemke (47) 8822 5625

Reg JP 02602 SC

marcelo@conectemidia.com 

Assessoria de Imprensa

Conecte Mídia