José Boiteux encerra Outubro rosa em grande estilo!

   Para estimular a detecção precoce do câncer de mama e colo uterino, todos que trabalham na saúde, aderiram à campanha para conscientização das mulheres com o movimento Outubro Rosa. O objetivo é chamar a atenção e sensibilizar a população para este assunto.

   O Outubro Rosa é um movimento realizado em todo o mundo. O nome remete à cor do laço rosa, que simboliza mundialmente a luta contra o câncer de mama. A campanha surgiu nos Estados Unidos em 1990. No Brasil, o movimento começou no dia 2 de outubro de 2002.

   Segundo o Secretário de Saúde Jonas A. Deringer, esta é uma forma de chamar a atenção das mulheres. “Queremos que as mulheres se preocupem com a doença e façam exames preventivos. Essa deve ser uma preocupação constante, afinal o Câncer de Mama é o mais comum entre as mulheres. O importante é focar este assunto durante todo o ano, já que a doença é implacável e se faz presente não só no mês de outubro. No entanto, este mês é representativo para a causa, tornando-se especial e destacado dos demais”. A enfermeira Mariluci Gomes relata que está contente com o número de mulheres que compareceram na unidade, pois isso mostra que as mulheres estão preocupadas consigo mesmas e conscientes em relação a sua saúde. Durante todo o mês foram coletados 65 exames Papanicolau, um número recorde para nosso município. Foi estimado que somente no mês de outubro foram feitas 50 mamografias.

   Como 1º ano foi houve uma grande aceitação, começou de uma forma tímida, porém no decorrer do mês a ação deu um salto significativo, destaca Mariluci.

   O secretário destaca também que foi feito um grande mutirão de mamografia e papanicolau, custeado pela secretaria de saúde do município.