Profissionais da Saúde de José Boiteux participam de Oficina de Atualização em Curativos

Teve também capacitação sobre o Ebola

 

A Secretaria Municipal de Saúde de José Boiteux autorizou a equipe de enfermagem das Estratégias Saúde da Família (ESF), na sexta feira (03/10), a participar da Oficina  de Atualização em Curativos. Nesta data, a Unidade Básica de Saúde ofertou atendimentos de demanda livre, sem agendamentos.

O curso foi ministrado pela professora Patrícia de Faria, da empresa paranaense Vital Treinamentos, na CDL de Rio do Sul. Patrícia é especialista em curativos e tem vasta experiência no assunto, sendo referência para equipes médicas dos municípios onde atua. “Representantes de vários municípios estavam presentes e o aprendizado foi extraordinário, pois proporciona segurança na hora de escolher a conduta correta na administração dos curativos diários de doentes crônicos, como diabéticos, por exemplo”, destaca a enfermeira Mariluci Gomes.

Foram apresentadas técnicas, formas de tratar, manejo correto, tipos de curativos e os principais fornecedores de curativos especiais.

 

EBOLA

Na tarde de terça-feira, dia 07, estiveram reunidos em Rio do Sul, na Amavi, agentes da Vigilância Epidemiológica de todo o Alto Vale do Itajaí, representantes do SAMU, médicos e equipes dos hospitais. O tema discutido no evento foi o ebola, sob a coordenação do enfermeiro Adalberto Silveira.

José Boiteux foi representado pela enfermeira Mariluci Gomes, técnica da Vigilância Municipal Epidemiológica. Na ocasião foi relatada a situação do ebola no mundo, com mais de 3.300 casos de óbito, sendo a grande maioria dos casos na África. Mas foi destacado que já há mortes confirmadas também nos Estados Unidos e na Espanha.

Os objetivos foram alertar e explicar quais as primeiras medidas a serem tomadas, caso a doença chegue no Brasil. “Essa pode parecer uma possibilidade remota. Mas, a exemplo do que foi em 2009, com o advento da Gripe A, que se iniciou na Ásia, onde parecia tão distante, mas que levou tantas pessoas aos hospitais e à morte, é elementar que os municípios estejam em estado de prontidão”, ressalta a enfermeira.

Os principais sintomas do ebola são: febre, vômito, diarreia, dores musculares precedidas, ou não, de hemorragias. O contágio é por meio de secreções e a letalidade chega a 90% nos países da África. “Não é motivo para alarmar a população, mas é importante estarmos vigilantes”, finaliza Mariluci.

Informações: enfermeira Mariluci Gomes.