Ponte pênsil será inaugurada no domingo em José Boiteux

Com investimentos de mais de R$ 680 mil, a obra beneficia todo o munícipio

A comunidade de José Boiteux tem um grande motivo para comemorar. No domingo, dia 2 de agosto, a prefeitura do município realiza a entrega oficial da nova ponte pênsil na comunidade de Barra da Anta. Com o tablado de acesso, a ancoragem e as torres edificadas em concreto, a obra garante segurança e durabilidade. A entrega da travessia sobre o Rio Hercilio, com o descerramento da placa, está marcada para às 10h. A obra possui 140 metros de extensão (entre os dois acessos), e recebe o nome de Ponte Pênsil José Moretti.

Conforme o prefeito do município, Jonas Pudewell, a conclusão da nova ponte é de grande importância para comunidade.  “A obra beneficia não só os moradores da comunidade local, mas todo o município. Sem a travessia, trabalhadores e estudantes, tinham que vir até o Centro do município para cruzar o Rio Hercílio. O percurso era de mais ou menos 15 quilômetros. A distância foi encurtada”, comemora o prefeito.

A inauguração será recebida com festa. No mesmo dia, a comunidade local realiza a Festa de Senhor Bom Jesus, padroeiro da localidade. A festividade acontece no pátio da igreja.

Já à distância, a obra chama a atenção pela imponência, e pela distância entre as torres de cabeceira, que é de mais de 100 metros. A estrutura recebeu pintura azul, cor oficial do município. O investimento total na obra foi de R$ 680.678,37, sendo R$ 588.768,45 do Fundo de Apoio aos Municípios (Fundam), e o restante – R$ 91.909,92, são recursos próprios do município.

Com tablado em madeira e reforçada com vigas metálicas, a estrutura, foi projetada para suportar a travessia de veículos leves. A obra conta ainda com iluminação noturna.

Com grande durabilidade e de fácil manutenção, dois cabos de aço sustentam toda a estrutura. “A estrutura recebe o nome de Ponte Pênsil José Moretti em homenagem ao um antigo morador do local, que era proprietário das terras”, explica o prefeito.

A regulamentação partiu da Câmara Municipal de Vereadores, que homenageia também com Menção Honrosa, Ambrósio dos Santos e Eduardo Moser, antigos moradores da localidade, que construíram a primeira ponte no local.

CONTATO – Secretária Municipal de Administração, Finanças e Planejamento – Regiane Mazzini Stollmeier ou Prefeito Jonas Pudewell(47) 3352-7111 Eng. Civil Diego Westphal

Jor. Marcelo Zemke

marcelo@conectemidia.com