ELEIÇÃO PARA O CONSELHO TUTELAR DE JOSÉ BOITEUX TEVE 435 VOTOS

Foram escolhidos cinco conselheiros que serão empossados em janeiro de 2016

Com 435 votos registrados, a eleição para conselheiro tutelar de José Boiteux ocorreu dentro da normalidade. O resultado preliminar, que apontou os cinco nomes mais votados, foi divulgado na segunda-feira, 05. Apesar de facultativo, a adesão dos eleitores para escolher os novos conselheiros do município surpreendeu a Comissão Eleitoral em José Boiteux.

A votação, que aconteceu na Casa da Cidadania, fo aberta para todos os eleitores maiores de 16 anos com Título de Eleitor. Ela aconteceu das 9h às 16h e a apuração dos votos encerrou por volta das 17h30. O processo foi acompanhado pela promotora da Vara da Infância e da Juventude Cristhiane Michelle Tambosi Fiamoncini Ferrari.

Os cinco conselheiros eleitos foram:  Maika Lunelli  com 299 votos; Alexandre Düsterhöft que obteve 289 votos; Jucimara Gramkow com 260 votos; Tito César Darolt com 226 votos; e Tiago Mazzini com a soma de 143 votos.

Ficaram como suplentes Janete Andrzejevski  com 127 votos (1º suplente); Janaina W. Ribeiro com             95 votos (2º suplente); e Fábio Delino    com 45 votos (3º suplente).  Em José Boiteux, cada eleitor pode escolher cinco candidatos em votação secreta.

A eleição foi conduzida pela Comissão Eleitoral com o apoio da Prefeitura Municipal de José Boiteux, através do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente (CMDCA) e da Secretaria Municipal de Assistência Social.  Pela primeira vez, eleições serão unificadas e ocorreram simultaneamente em todo o país

A posse dos novos profissionais, que terão mandato de quatro anos e meio, está marcada para janeiro de 2016.

Função do Conselho Tutelar

O Conselho Tutelar tem como obrigação atender crianças e adolescentes ameaçados ou que tiveram seus direitos violados e aplicar medidas de proteção; atender e aconselhar pais ou responsável; levar ao conhecimento do Ministério Público fatos que o estatuto tenha como infração administrativa ou penal; encaminhar a justiça os casos que à ela são pertinentes; requisitar certidões de nascimento e óbito de crianças e adolescentes, quando necessário; levar ao Ministério Público casos que demandem ações judiciais de perda ou suspensão do pátrio poder.

Número de Votos

Maika Lunelli