JOSÉ BOITEUX REALIZA MOBILIZAÇÃO DO OUTUBRO ROSA

Objetivo é chamar a atenção para câncer de mama e colo do útero

Com o objetivo de chamar a atenção para a prevenção do câncer de mama e colo do útero, a Secretaria de Saúde de José Boiteux está mobilizada em ações voltadas Outubro Rosa. Diversas ações acontecem com objetivo de conscientizar a comunidade, entre elas a adesão do poder público na campanha. Prédios públicos, como a secretaria de Educação e a Unidade Básica de Saúde Centro de José Boiteux (Hospital) receberam uma decoração especial na cor rosa.

Para a quarta-feira, dia 14, a Secretaria Municipal de Saúde programou uma panfletagem no comércio e nas ruas do Centro, com uma mensagem de orientação e conscientização para o público feminino.

A campanha é dirigida à sociedade e às mulheres sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce da doença, que quando detectada precocemente, elevam as chances de cura em quase cem por cento.  O Dia D nacional da campanha será no dia 24 de outubro. O símbolo do Outubro Rosa é um laço ou fita rosa.

Câncer de mama

De acordo com registros do Instituto Nacional do Câncer (Inca), o câncer de mama é o tipo mais comum da doença entre as mulheres no mundo e no Brasil, respondendo por cerca de 25% de casos novos a cada ano. A instituição projeta para 2015 o surgimento de 57.120 novos casos no país.

O texto aponta ainda uma estatística mais pessimista. Uma em cada quatro mulheres pode ter câncer de mama. A doença pode ser detectada em fases iniciais, em grande parte dos casos e o diagnóstico precoce aumenta em 90% as chances de cura.

Apoio às campanhas preventivas

A Prefeitura de José Boiteux, através da Secretaria da Saúde prioriza o bem estar da comunidade e investimentos em ações de qualidade na gestão e no atendimento das unidades.

A adesão a diversas campanhas preventivas, com o objetivo de mobilizar a comunidade para os programas preventivos, tem um impacto significativo na redução do risco de morte com a detecção precoce das enfermidades.

CONTATO: Unidade Básica de Saúde (47) 3547-0481

Jor. Marcelo Zemke (47) 8822 5625