VII MOSTRA DE PESQUISA ESCOLAR DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE JOSÉ BOITEUX

Realizou-se no dia dezesseis de julho do corrente ano, a VII Mostra de Pesquisa Escolar da Rede Municipal de Ensino de José Boiteux que reuniu trabalhos da Escola Municipal de Ensino Fundamental Francisco Bertelli, Centro Educacional Municipal Amália de Marchi Lunelli e o Centro de Educação Infantil Branca de Neve.

Foi um dos principais objetivos da Mostra, integrar em caráter científico e cultural as experiências educacionais vividas cotidianamente pelos alunos das diferentes escolas da Rede, além de promover o desenvolvimento da criatividade e da capacidade inventiva e investigativa dos alunos.

A premiação foi dividida por categorias, sendo elas a Educação Infantil, as Séries Iniciais e Finais. Nesta perspectiva na Educação Infantil o trabalho de título Trânsito, apresentado pelos alunos, Natália, Vitor, Ygor e Tainá, orientados pelas professoras Indira e Hosana juntamente com o trabalho de nome, Óleo de cozinha pode ser reciclado, dos alunos, Amanda, Yasmim e Wesly, orientados pela professora Janeide Winter foram os destaques.

Nos anos iniciais os destaques foram o trabalho de nome Produtos e Impostos, dos alunos, Ana Luiza Moser de Oliveira, Welligton Ribeiro da Rosa e Rian Vendrami. A orientação esteve a cargo dos professores, Luciana Aparecida Costa, Jucélia Gislon e Josemar Bona. Este trabalho trouxe para a realidade escolar a temática dos impostos que são cobrados sobre os produtos comercializados, além disto, mostrou o quanto os cidadãos contribuem para a manutenção dos cofres públicos.

O outro trabalho a se destacar nos anos iniciais foi o de título, Educação Física e Saúde- IMC, cuja apresentação ficou por conta dos alunos Sônia Maria Alves, Daniel Boaventura e Kaylle Priprá Penz, orientados pela professora Natália Dannehl. Os objetivos do trabalho foram avaliar o condicionamento físico das crianças através das medidas antropométricas de cada uma, aliando isto a importância da adoção de hábitos de vida saudáveis a fim de manter o corpo com vitalidade

Na categoria séries finais, os dois destaques foram, O Museu das Lendas elaborado pelos alunos Bruna Bertelli, Débora de Amorim e Airton José Krueger com orientação da Professora Simone Debarba Schildwein. A equipe mostrou ao público que contar uma história é um exercício que envolve a emoção e os sonhos, a partir disso, os alunos pesquisaram sobre os personagens do folclore brasileiro até contos europeus medievais e os deram vida através de fantoches ou simplesmente com o brilho nos olhos.

Também o trabalho de nome Halloween das series finais conquistou o destaque, trazendo a importância cultural desta data na sociedade norte americana e que ao longo dos últimos anos, através do ensino da língua inglesa nas escolas brasileiras vem conquistando seu espaço. O Trabalho foi produzido pelos alunos Luana de Oliveira, Milena Vicente e Odair José da Silva, cuja orientação esteve a cargo do professor Jair Silvio dos Santos.

Em suma, gostaríamos de salientar que todas as pesquisas apresentadas na VII Mostra de Pesquisa Escolar, estavam muito bem embasadas e com informações riquíssimas para o aumento do repertório de conhecimento de todas as pessoas que prestigiaram o evento.